terça-feira, 16 de maio de 2017

A ideologia que nasceu morta


Jurandir Dias, Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, 11 de Maio de 2017

O dr. Milton Diamond [foto ao lado], especialista em sexualidade humana e pesquisador da universidade do Havai, graduado pela universidade do Kansas em 1962 como Ph.D em anatomia e patologia, tornou-se amplamente conhecido pelo caso John/Joan, onde acompanhou David Reimer, que foi um menino criado como menina quando teve o seu órgão genital amputado acidentalmente numa cirurgia da fimose.

Quando aquele menino já se tornara adulto, o Dr. Milton, após rastrear o caso, descobriu que os esforços para transformá-lo em mulher não tinham funcionado como foi falsamente relatado na literatura científica.

John Money, iniciador da ideologia de género.
Ao tentar pôr em prática a sua teoria destruiu
a vida de uma família inteira.
Trata-se de Bruce/Brenda/David – estes foram os nomes adoptados durante a sua triste vida – que teve a infelicidade de ter sido tratado pelo Dr. John William Money (1921-2006), professor na prestigiosa universidade Johns Hopkins, em Baltimore, e médico no Johns Hopkins Hospital. David Reimer acabou por suicidar-se.

Foi neste hospital que outro médico, o Dr. Paul McHugh, durante o seu mandato como chefe do departamento de Psicologia, acabou com a cirurgia de mudança de sexo naquela instituição. Constatou que este procedimento não ajudava as pessoas com problemas de identidade sexual, inclusive levando muitos ao suicídio, conforme já relatamos neste site.

Para entender este facto, convém relembrá-lo.

Em 1965, na cidade de Winnipeg, Manitoba, no Canadá, um casal de pequenos fazendeiros tiverem dois filhos gémeos: Brian e Bruce. Com apenas 8 meses, os bebés apresentavam dificuldades para urinar e foram diagnosticados com fimose. No dia 27 de Abril de 1966, um urologista fez a cirurgia a Bruce utilizando um equipamento eléctrico para fazer a cauterização. O aparelho apresentou um defeito na primeira tentativa, mesmo assim o médico insistiu e acabou por queimar o órgão masculino do menino.[1]

Os pais do menino ficaram completamente arrasados e desistiram da cirurgia do outro filho que apresentava o mesmo diagnóstico e que acabou por se resolver sem intervenção cirúrgica.

Pouco tempo depois, o casal Reimer viu na televisão uma entrevista com o Dr. Money, que falava sobre a mudança de sexo. O casal resolveu pedir ajuda a este médico. Aos 21 meses de idade, foi realizada uma cirurgia para redefinir o sexo. O menino foi castrado. Os médicos tinham calculado ser mais fácil reconstituir um sexo feminino.[2]

O dr. Money orientou os pais a criar o Bruce como se fosse uma menina. Vestindo-o como menina e os brinquedos deviam ser de meninas. Mas deveriam manter segredo sobre o verdadeiro sexo da criança. Isto não deveria ser revelado nem para o irmão gémeo. Deram-lhe, então, o nome de Brenda.

Apesar dos pais seguirem os conselhos de Money, as coisas não corriam como ele tinha previsto. Aos dois anos, quando a mãe tentou vestir o menino com o seu primeiro vestido, este opôs-se energicamente. Janet, a mãe, então exclamou: «Meu Deus, ele sabe que é um menino e não quer vestir-se como uma menina!». Outros problemas apareceram também na escola, pois a «menina» apresentava comportamentos masculinos e, por causa disso, era rejeitada pelas colegas.

Os problemas só pioravam com o decorrer do tempo. Mesmo assim, o dr. Money proclamava através dos media que a sua experiência estava a ser um sucesso. Num artigo publicado em Archives of Sexual Behaviour, escreveu: «O comportamento da menina é claramente o de uma menina activa, bem diferente das formas masculinas do seu irmão gémeo» e que «os gémeos estavam felizes nos seus papéis estipulados: Brian era um menino forte e traquinas; «Brenda», a sua irmã, era uma doce menina». A revista Time afirmava que «este caso constitui um apoio férreo à maior das batalhas pela libertação da mulher: o conceito de que as pautas convencionais sobre a conduta masculina e feminina podem ser alteradas».

Os gémeos eram obrigados a seguir periodicamente sessões de «psicoterapia» com Money. Estas sessões eram muito traumáticas, conforme relatou posteriormente David. Numa tentativa de estabelecer a diferença de comportamento entre homem e mulher, Money mostrava-lhes fotos sexuais explícitas, fazia os meninos despirem-se e tocar nas suas partes íntimas e fotografava-os em várias posições. Obrigava também as crianças a encenaram posições de sexo entre os dois e tirava fotografias nesta situação. O dr. Money achava que «jogos sexuais infantis» eram «importantes para a identidade de género adulta saudável».[3]

Este médico defendia comportamentos sexuais ousados, como «casamentos» em que os cônjuges poderiam ter amantes com consentimento mútuo, estimulava o sexo em grupo e bissexual. Chegava até a tolerar o incesto e a pedofilia.

A senhora Janet, sentindo-se culpada e desorientada com a situação do filho, entrou em depressão e tentou o suicídio. O pai tornou-se alcoólico, e o irmão Brian começou a usar drogas e a praticar crimes.

Quando tinha 14 anos, Bruce, ou «Brenda», que tinha tomado estrogénio durante toda a adolescência, profundamente abalado com as sessões de psicoterapia, entrou em depressão e disse aos pais que iria cometer suicídio se eles o fizessem ver novamente o Dr. Money.

O pai de «Brenda/Bruce» resolveu então revelar-lhe o segredo. Este facto foi um alívio para o rapaz que disse depois: «De repente, tudo fazia sentido. Ficava claro porque me sentia daquela forma. Eu não estava louco».

Nessa ocasião, «Bruce/Brenda» decidiu fazer uma nova cirurgia para recompor a sua genitália masculina e tomar hormónios masculinos para restabelecer o seu físico masculino. Ele então adoptou o nome de David.

Como não havia mais visitas dos seus pacientes, o Dr. Money interrompeu as publicações a respeito do «sucesso» da sua experimentação. Isto chamou a atenção do Dr. Milton Diamond que resolveu procurar David e investigar o que estava a acontecer.

David já estava com 30 anos de idade quando foi encontrado por Diamond. Nessa ocasião, ficou a saber que a sua história era divulgada no mundo inteiro e que era conhecida como o caso «John/Joan» em artigos e livros da comunidade científica.

Indignado com tal facto, resolveu colaborar com o Dr. Diamond que pôs a claro toda a farsa da teoria de Money. Ele não queria que outras pessoas passassem pela triste experiência pela qual passou. O trabalho de Diamond foi amplamente divulgado.[4]

Contudo, os problemas de David não terminaram por aí. Em 2002, o seu irmão gémeo Brian, que sofria de esquizofrenia, suicidou-se com uma overdose de antidepressivos. A sua esposa, que não suportou o seu temperamento depressivo, abandonou-o. Na manhã de 5 de Maio de 2004, com 38 anos de idade, David suicidou-se com um tiro na cabeça.

Com David Reimer, morre também a tentativa de comprovação cientifica da ideologia de género. Apesar disso, os promotores dessa famigerada teoria continuam a exibir o seu putrefacto e malcheiroso cadáver e fingir que ele está vivo.

_____________________

Referências:

[1] Disponível em http://www.polbr.med.br/ano04/psi0604.php Acessado em: 09/05/2017.

[2] Disponível em http://sciencecases.lib.buffalo.edu/cs/files/gender_reassignment.pdf Acessado em: 09/05/2017

[3] Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Reimer Acessado em: 09/05/2017.

[4] Disponível em http://www.polbr.med.br/ano04/psi0604.php  Acessado em: 09/05/2017.





segunda-feira, 15 de maio de 2017