sexta-feira, 17 de abril de 2015


7 hábitos das pessoas

que têm consideração pelo próximo


Martin Ewert

«Tratar os outros com consideração fará com que você e os seus filhos avancem mais na vida do que qualquer diploma universitário ou profissional.»  Marian Wright Edelman

A célebre activista americana, Edelman não só dedicou a sua vida à luta pelos direitos das crianças necessitadas como defendia a consideração em relação aos outros. Tratar as outras pessoas com consideração, uma das raízes da bondade pura, é algo que pode assumir muitas formas. Quer elogie alguém pensando unicamente no bem-estar da outra pessoa, quer compartilhe o que possui sem esperar nada em troca, é um senso de civilidade que o leva a agir com consideração.

Abdulla M. Abdulhalim, candidato a Ph.D. em pesquisas dos serviços de saúde farmacêuticos na universidade de Maryland, teve uma bolsa da reitoria da universidade em 2012. Ao lado de seis outros estudantes seleccionados para a bolsa, ele examinou a questão da civilidade, de agir com consideração, porque as duas coisas são importantes e como a universidade pode ajudar a incentivá-las na sociedade como um todo.

«Gostamos de definições simples», Abdulhalim disse ao Huffington Post. «A civilidade é na realidade um termo mais amplo, comparado à consideração. A civilidade significa simplesmente ser gentil e não é apenas uma atitude de benevolência, gentileza e relacionar-se com outros indivíduos. Ela também implica um interesse activo no bem-estar das comunidades e até com a saúde do planeta. Para actuar com civilidade, é necessário fazer um esforço real. E agir com consideração faz parte desse esforço.»

Agir com consideração de modo passivo pode nascer da nossa natureza subconsciente, mais que dos nossos actos intencionais. Mas isso não quer dizer que não possamos fazer um pequeno esforço para termos mais consideração com as pessoas e o mundo que nos cercam.


Veja aqui sete hábitos que diferenciam as pessoas
que agem com consideração e civilidade.


1 – Praticam a empatia

«Seja gentil, porque cada homem trava uma batalha árdua.»
Reverendo John Watson (também conhecido como Ian MacLaren)

Uma coisa é ter um senso de empatia e outra coisa é colocá-lo em acção. As pessoas que tratam os outros com consideração não apenas são capazes de colocar-se na posição do outro, como escolhem activamente olhar para o mundo exterior. O seu senso de compaixão pelos outros leva-as a ligar-se com os outros, e essa troca altruísta dá-lhes alegria e satisfação pessoal.

«Acho que quando alguém não age dessa maneira, o seu comportamento parece realmente egoísta», disse Abdulhalim. «Ninguém pode entender o ponto de vista do outro se não segurar na mão da outra pessoa e pensar como é que ela percebe o mundo.»

2 – Sorriem com frequência

Acredite se quiser, quando escolhe sorrir, isso tem um impacto importante sobre como os outros sentem a sua presença, além de ter um impacto sobre o seu próprio estado de humor. De acordo com Abdulhalim, o corpo usa 42 músculos pequenos para sorrir. Franzir o semblante é mais fácil. Faça o esforço de sorrir, pelo impacto positivo que isso tem sobre as pessoas que o cercam.

Abdulhalim sugere criar um lembrete para si próprio. «Por exemplo, na entrada do meu prédio há uma faixa grande que diz 'civilidade, poder'. Podem ser frases diferentes para me lembrar de sorrir para um desconhecido, abrir a porta para alguém que não conheço ou deixar a pessoa entrar no elevador antes de mim. Também ajuda a treinar sozinho. Se se olhar ao espelho, fechando a cara ou sorrindo, verá que a diferença é enorme. As pessoas não sabem a aparência que têm quando fazem cara feia ou abrem um sorriso simpático.»

3 – Consideram as necessidades dos outros

Quando se sintonizar com o seu senso de empatia e levar em conta o que sentem as pessoas que o cercam, opte por agir com base nisso. Perguntar simplesmente a uma pessoa como está pode fazer maravilhas pelo seu estado de ânimo e pela sua autoestima.

«Quando entra no elevador e tem dez segundos para causar uma boa impressão ou simplesmente ficar quieto, olhando o seu telemóvel, pode perguntar simplesmente 'como está sendo o seu dia?', só para ser simpático. Isso é ter consideração», disse Abdulhalim. «Vamos falar a verdade, quer mesmo saber como está sendo o dia da pessoa? Isso vai fazer alguma diferença para a sua vida? Especialmente se não conhece a pessoa. Só faz a pergunta porque quer fazer com que a pessoa que está à sua frente se sinta valorizada. E é essa finalidade de ter consideração nessa situação: não é o conteúdo da resposta, é a intenção.»

4 – Têm bons modos

«A boa educação significa ter consciência sensível dos sentimentos dos outros. Se tem essa consciência, tem bons modos, não importa qual o garfo que usa.» Emily Post, especialista em etiqueta.

Ter bons modos não se limita a dizer «por favor», «obrigado» e «não tem de quê». A boa educação requer que reconheça os sentimentos da outra pessoa e aja de acordo com isso. Siga a regra de ouro e trate os outros como gostaria que o tratassem. Por exemplo, sendo pontual (respeitando o tempo do outro), não falando mais alto que os outros (exercitando o autocontrole) e ouvindo activamente o que os outros têm a dizer.

«Não é possível ter consideração se realmente não ouve», disse Abdulhalim. «É preciso atenção, captar informações e até repeti-las para si próprio, para então dar um retorno baseado na lógica real. Ouça, processe e então aja segundo a lógica, transmitindo essa lógica pela empatia. Então a resposta deve aparecer com lógica, mas com cortesia.»

5 – Privilegiam os outros… às vezes

«Aquele que não trata de si mesmo com consideração raramente o faz com outros.» David Seabury

O altruísmo pode ser uma faca de dois gumes para quem tem consideração. Privilegiar as necessidades dos outros deixa as pessoas felizes e gera um sentimento de realização para nós, mas frequentemente perdemos a capacidade de primeiro cuidar de nós mesmos, quando é preciso, e de dizer «não». Mas encontrar um ponto de equilíbrio é tão importante quanto agir com consideração – se não, podemos cair na armadilha de apenas tentar agradar aos outros, o que leva a uma queda na nossa própria produtividade, segundo Abdulhalim.

«É difícil», ele explicou. «Mas praticar o 'não' em situações menores ajuda-lo-á a dizer 'não' em situações mais importantes. É importante praticar. O ideal é saber quando ter consideração com os outros e quando ter consideração consigo próprio.»

«É difícil», ele explicou. «Mas praticar o 'não' em situações menores ajudá-lo-á a dizer 'não' em situações mais importantes. É importante praticar. O ideal é saber quando ter consideração com os outros e quando ter consideração consigo próprio.»

6 – São pacientes, mesmo quando não estão com vontade

A paciência está longe de ser uma característica passiva. Pode ser difícil de a praticar, especialmente quando estamos nervosos, sobrecarregados e cercados de impaciência por todos os lados. Mas isso é mais ainda uma razão para nos motivar.

«Muitas pessoas que conheci que são muito gentis e atenciosas diziam 'porque  devo tratar os outros com atenção quando 95% do tempo termino em último lugar?'» Abdulhalim comentou. «Concordo com a lógica, mas nunca perde por tratar os outros com consideração. Depende de como encara o problema. Digamos que é cortês com alguém e a pessoa não reage na mesma moeda. Porque não usar isso como motivação para dar um exemplo, mostrando como a civilidade é realmente importante para todos? É uma questão de ser uma influência positiva. Se exerce influência positiva, tem a motivação para ser melhor e influenciar os outros de maneira positiva.»

7 – Pedem desculpas, mas apenas quando há razão para isso

Algumas pessoas pedem desculpas a toda hora, com medo de ofender os outros a cada momento. Outras nunca o fazem, transmitindo uma impressão de serem grosseiras e insensíveis. Como é o caso do esforço das pessoas gentis para agradar às pessoas, os pedidos de desculpas devem ser equilibrados.

«'Perdão' ou 'sinto muito' quer dizer que lamenta um acto que cometeu», diz Abdulhalim. «Ser gentil implica pedir desculpas quando errou e quando pensa que errou. Mas, se tenta agradar a todos ou pede desculpas demais, só vai prejudicar-se. As pessoas que tentam agradar a todos geralmente são menos produtivas, porque, mesmo que não tenham tempo, procuram encontrar tempo para ajudar os outros. Ao saber que está sempre disponível voltam a procurá-lo sempre.»


Por Alena Hall- The Huffington Post - Via: CONTIoutra.com

Martin Ewert | 03/03/2015 at 9:25 | Categories: BondadeCivilidade

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