sexta-feira, 28 de novembro de 2014


Alerta sobre a tampa da sanita


HIGIENE – Alerta sobre a tampa da sanita

Prof. Mark Wilcox – Medical Microbiology.

Alerta para os pequenos pormenores que, só por si, podem não ser  considerados graves. Porém, as pessoas que têm o seu  sistema  imunológico mais debilitado, podem sofrer com esta «gota d'agua» que faltava para o surgimento de algum tipo de doença, por via da proliferação de micro-organismos.

Certamente que as mulheres lutam diariamente para que a tampa da sanita esteja sempre fechada. No entanto, os homens insistem em deixá-la levantada...

Pois o motivo está provado cientificamente. Por mais irrelevantes que possam parecer, as tampas das vossas sanitas existem por um bom motivo!

Um  estudo feito pelo Professor Mark Wilcox, director clínico de microbiologia, afirmou que puxar o autoclismo com a tampa da sanita levantada permite que uma nuvem de bactérias polua o ar da casa de banho, aumentando o risco de contrair  vírus.

O resultado dos estudos (o Prof. Wilcox) prova que a descarga transporta as bactérias até 25 cm acima do assento da sanita e permanece no ar da casa de banho durante 2 horas.

Ou seja: quando puxa o autoclismo da água, com a tampa aberta, os coliformes fecais espalham-se e permanecem no ar durante 2 horas, ficando depositados nos cabelos, roupas, na maçaneta da porta e em tudo que está à volta. Razão porque se encontram coliformes em muitos alimentos que ingerimos?

Outra coisa: cuidado com a escova de dentes. Caso a deixe em cima da pia da casa de banho, pode estar contaminada com todos esses germes e bactérias.

Quando puxa o autoclismo com a tampa fechada, as bactérias não são encontradas no ambiente. Permanecem na tampa que deverá, assim como a sanita, serem permanentemente lavadas e desinfetadas.

Recomenda-se puxar sempre o autocclismo com a tampa fechada e depois lavar  bem as mãos.

Manter a tampa da sanita fechada na hora de puxar o autoclismo é uma atitude simples, mas que previne muita dor de cabeça e doenças.





Sem comentários: