segunda-feira, 24 de março de 2014

Conferência sobre a Transfusão de Sangue
e Dia Nacional do Dador de Sangue da ADASCA




Conferência sobre
Transfusão de Sangue


Sejam Bem-Vindos

A ADASCA comemora de forma inédita em Aveiro o Dia Nacional do Dador de Sangue com 1.º concurso de desenho sobre dádiva de sangue (com 30 desenhos), em simultâneo com a 1.ª exposição sobre a dádiva de sangue, onde vão estar expostos diversos objectos, demonstrando como se procedia ao transporte das dádivas, e o seu processamento há uns 30 anos atrás.

Fazemos o que temos de fazer, nunca esperando que outros o façam por nós. A independência não tem valor, pode ter preço, por vezes com sabor a acre, é típico do País em que vivemos.

Quem conhece a ADASCA sabe que trata-se de uma associação que tem por hábito conjugar o pensamento à acção, só assim se explica a projecção que lhe é conhecida, num concelho e num País que só sabe dizer não a tudo, condenando à partida muitas iniciativas que podiam ser uma mais-valia para a comunidade e por sua vez para o País. O que ouvimos? Não faças, não escrevas, não vás, não te metas nisso, etc. etc.

Por vezes dou comigo a pensar, se a cidade de Aveiro é digna de ter no seu meio uma instituição como esta, considerando que pouco ou nada tem feito para o seu crescimento, para o seu amadurecimento, mas, enfim, ela existe e está a tornar-se apetitosa por quem nada fez em prol da sua continuidade, quiçá, é o fruto da teimosia de alguém que tudo tem dado durante 8 anos.

Um dia explicarei o que pretendo dizer com esta afirmação. A esta data, em apenas 7 anos e 1 mês de existência legal, a ADASCA representa/reúne cerca de 3 421 dadores associados de pleno direito.

Mais palavras para quê? «As acções dos homens são os melhores intérpretes dos seus pensamentos.» James Joyce.

Cremos dignificar a comemoração do Dia Nacional do Dador, ao menos isso, já que o Ministério da Saúde e por sua vez os partidos que sustentam o Governo nos votou ao desrespeito=desprezo. Ora digam lá que não é verdade! Dispensamos palmadinhas nas costas. Se existe trabalho para se fazer, deve ser feito.

A conferência que vai decorrer no dia 31 é aberta às escolas C+S, o mesmo acontece com as duas exposições em simultâneo: podem ser visitadas pelas escolas e, porque não enquadrar as visitas no Programa da Saúde? As escolas interessadas em realizar visitas podem agendar a sua visita através dos contactos constantes nos cartazes em anexo.

No local vai estar disponível uma diversidade de material de informação, além de outro disponibilizado pelo IPDJ, Delegação de Aveiro.


Vamos dignificar ao máximo a comemoração
do Dia Nacional do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Onde posso doar sangue em Aveiro no ano de 2014?



NB: as visitas são gratuitas e abertas à comunidade. O espaço onde vai decorrer a conferência, apenas poderá acolher umas 20/25 pessoas. Mais informações disponíveis no site da ADASCA, citado acima.

Sem comentários: