quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

INEM — ligue 112



Instituto Nacional de Emergência Médica, IP
Rua Almirante Barroso, n.º 36 – 4.º piso
1000-013 Lisboa

Telefone: + 351 213 508 108 / fax: + 351 213 508 183

@: inem@inem.pt / http: www.inem.pt

facebook.com/institutonacionaldeemergenciamedica

twitter.com/INEMtwitting


A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM.

Juntos, podemos salvar vidas!

Em caso de emergência ligue 112

Assinala-se a 11 de Fevereiro o Dia Europeu do 112. O INEM aproveita esta data para recordar uma informação que lhe pode salvar uma vida: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. Este gesto simples pode salvar vidas!

O 112 é um número que já faz parte da vida dos portugueses. Sendo o Número Europeu de Emergência, está disponível também em Portugal para todos aqueles que precisem de ajuda das autoridades, seja devido a assaltos, situações de incêndios, socorro, e também em caso de emergência médica.

As chamadas efectuadas para o 112 são sempre atendidas por uma central de emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que canaliza para os centros de orientação de doentes urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à emergência médica digam respeito. A colaboração dos cidadãos é absolutamente fundamental para um rápido e eficaz socorro às vítimas, devendo informar de forma simples e clara:

  • A localização exacta e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa;

Em 2013, foram atendidas pelos CODU, 1.201.105 chamadas de emergência. Do número de chamadas atendidas, 54,7% correspondem a doenças súbitas (dispneia, dor peito, dor abdominal, etc.), 26,3% outros problemas, 15,1% a situações de trauma e 3,9% a acidentes de viação.

O atendimento destas chamadas deu origem ao acionamento de diversos tipos de ambulância (emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros. O tempo médio de atendimento destas chamadas foi de 9 segundos.

«A emergência médica começa em si! Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!» é mais do que o slogan institucional do Instituto. É um alerta e um pedido de colaboração a todos os cidadãos que usam o número de emergência.

O sucesso da missão do INEM é apenas possível se o cidadão participar activamente na activação do sistema de emergência, ligando 112 em caso de emergência médica e colaborando com os operadores na triagem da situação. Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre a forma correcta de activação dos serviços de emergência mais eficiente será a actuação do INEM, daí a importância do Dia Europeu do 112 para fazer chegar esta mensagem aos cidadãos.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM.
Juntos, podemos salvar vidas!





Sem comentários: