terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Telemóveis: a doença do século?

António Gentil Martins 

 
Sempre pensámos que não é lícito extrapolar experiências com ratos com o que acontecerá no homem: porém, esses resultados não podiam ser simplesmente ignorados. Por outro lado, estudos feitos no ser humano, embora não seguramente esclarecedores, apontavam para indiscutíveis perigos, que agora, com a sua idoneidade, a Organização Mundial de Saúde veio confirmar. Daí impor-se ter consciência dos problemas e saber como melhor utilizá-los, agora que se tornaram, como os computadores, um elemento indispensável no mundo dito civilizado.Assim sendo, e não conseguindo prescindir do seu uso, importa fazê-lo com moderação e prudência, usando as suas vantagens mas evitando, tanto quanto possível, os seus inconvenientes. Cada um deve, pois, decidir-se, estando consciente do que faz.

Vantagens:
Facilidade de comunicação, mobilidade, mais as que cada qual achar ou entender.

Desvantagens:
Perigo de ficar «viciado» no seu uso; contas telefónicas crescentes e insustentáveis; perigo pelas radiações electromagnéticas, de baixa frequência: dores de cabeça, zumbidos, náuseas, calor local Insónias, fadiga; maior incidência de tumores cerebrais; perdas de memória, dificuldades de aprendizagem; dificuldades de visão, ardor irradiando à face; alergias cutâneas e sensação de queimadura; lesões genéticas nos glóbulos do sangue (quebra do DNA ).

Como minimizar as desvantagens:
Fale durante o menor tempo possível (só recados curtos e nunca longas conversas, como os namorados gostam de fazer).
Afaste, quanto possível, o telemóvel da cabeça, ao atender (pois é nesses momentos que se produz mais radiação.
Use alternadamente o lado esquerdo e o lado direito.
Ao ligar e ao atender faça uma pequena espera (é ao ligar e desligar que a radiação é mais intensa).
Tenha sempre o telemóvel com a carga máxima (com carga baixa emite mais radiação).
Afaste-se dos outros quando fala.
Evite falar no carro (mesmo parado...) ou em espaços fechados. Os objectos metálicos reflectem a radiação, acentuando a dose de radiação.
Se tem kit de mãos livres, assegure-se de que tem antena exterior.
Use o auricular apropriado (mas não coloque o telemóvel junto ao baixo ventre ou no bolso das calças, e não o vire para dentro).
Não use armações metálicas nos óculos (aumenta cerca de 20% a irradiação).
Use bolsas com écrãs protectores: estas reflectem as ondas electromagnéticas, afastando-as do utilizador.
Ao falar, mantenha o protector da antena subido.
Sendo as crianças particularmente sensíveis e vulneráveis à irradiação electromagnética dos telemóveis, deve-lhes ser vedado, ou pelo menos limitado, o seu uso ( situações de emergência).
Os telemóveis nunca poderão ser considerados como brinquedos!

Sem comentários: