terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Caverna Mágica

Era uma vez uma mulher que morava numa casinha modesta ao pé de uma montanha onde havia uma grande floresta. Tinha um filho  que amava muito.
No Verão, a mulher levou o filho para colher frutas que havia na floresta. Subiram a montanha e chegaram a um lugar cheio das maiores, mais vermelhas e mais saborosas frutas que já tinham visto.
Colheram as que conseguiram. Mas logo que a mulher encheu a cesta, viu abrir-se a porta de uma grande caverna diante dela. Enormes pilhas de ouro brilhavam no chão. Escutou então uma voz grandiosa que lhe dizia:
- Entre, boa mulher - disse – e leve todo o ouro conseguir carregar de uma só vez, até que oiça o barulho de um sino.
A mulher entrou na caverna e, segurando o filho pela mão, pegou um punhado de moedas de ouro e pôs no avental. Mas o toque do ouro despertou uma enorme cobiça e, esquecendo o filho, pegou em mais dois punhados de moedas e, ao escutar a batida do sino, saiu a correr  da caverna.
No mesmo instante ouviu um estrondo atrás dela e uma voz trovejou:
- Mulher infeliz! Perdeu o seu filho até o próximo Verão!
A porta da caverna fechou-se e a criança ficou presa lá dentro. A pobre mulher torceu as mãos desesperada, chorou e implorou, mas não adiantou, e  foi para casa sem o filho. Voltou todos os dias ao local, mas a porta nunca se abriu e ela não conseguiu mais encontrar a caverna.
No ano seguinte, no primeiro dia do Verão, ela acordou bem cedo e foi rapidamente ao local.
Ao chegar encontrou a porta aberta. As pilhas de ouro brilhavam no chão, e ao lado estava o seu filho num sono profundo. Escutou então a voz que lhe disse:
 - Entre, boa mulher, e leve todo o ouro puder carregar de uma só vez.
A mulher entrou na caverna e, sem sequer olhar para o ouro, agarrou o filho e tomou-o nos braços. A voz então  disse-lhe:
- Boa mulher, leve o menino para casa. Ele foi-lhe devolvido, pois agora o seu amor é maior que a cobiça.

 Fonte: autor desconhecido

Sem comentários: